Alisson x Courtois: as estratégias de Liverpool e Real Madrid no Youtube

Nos últimos dias, o Real Madrid celebrou a chegada do goleiro Thibaut Courtois com a postagem de quatro vídeos do belga no canal oficial do clube no Youtube: apresentação oficial para a imprensa (306 mil views); apresentação para a torcida no gramado do Santiago Bernabéu (252 mil views); boas-vindas com os melhores momentos das duas ações (309 mil views); e uma entrevista exclusiva (70 mil views).

O total de 937 mil visualizações nos levou a refletir sobre a estratégia adotada pelo canal madrilenho – 2º clube com mais inscritos do mundo: 2 milhões e 827 mil – na comparação com o Liverpool – 5º do planeta: 1 milhão e 373 mil inscrições – na chegada do goleiro Alisson.

Os ingleses postaram um único vídeo no canal oficial para divulgar o primeiro dia do brasileiro no clube, totalizando 1 milhão e 28 mil visualizações.

Diferentemente dos espanhóis, o Liverpool privilegiou a perspectiva dos bastidores, mostrando justamente um conteúdo que, a princípio, o torcedor não teria acesso.

O canal do clube acompanhou Alisson desde a saída do goleiro do hotel, passando pelos exames médicos, assinatura do contrato, primeira visita às instalações do time e até um abraço fraternal do técnico Jürgen Klopp. Intercalando momentos de interação com outros em que é captada a espontaneidade de suas reações.

Assim, mais do que apresentar o novo reforço – a exemplo do que já havia realizado com o suíço Xherdan Shaqiri -,  o Liverpool humanizou a história sobre o primeiro dia de uma grande contratação ao chegar a um clube do tamanho dos Reds.

Os números falam por si e dão mostras sobre que tipo de formato agrada mais o torcedor. E para que não restem dúvidas, nosso voto vai para os ingleses.

Arnaldo Hase e Rafael Miramoto.

Arnaldo Hase é diretor-executivo das produtoras Soccer Media e Mediasports, que têm Palmeiras, Flamengo e Santos como clientes. Criador do modelo de bastidores nas TVs de Clube, em 2010, durante a Era Neymar no Santos FC. Monitora quase mil canais de clubes no Youtube em todo o mundo

Rafael Miramoto é diretor de conteúdo da Soccer Media. Foi coordenador de conteúdo do Santos FC e media officer durante a Copa de 2014.

 

You got the ball. Leave your comment

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s